Onde ficam as hospedagens que oferecem o melhor custo-benefício para quem vai participar em novembro da COP30


Por Antonio Laranjeira

Em Belém, capital do Pará e sede da COP30, uma das primeiras dúvidas de quem vai participar da conferência das Nações Unidas é simples e decisiva: onde se hospedar?

Para responder a essa pergunta, a Carta Amazônia reuniu avaliações e comentários de usuários no Google Maps e organizou uma curadoria com hostels, pousadas e hotéis espalhados pela cidade e pelas ilhas mais próximas.

O resultado é um mapa interativo de hospedagens, pensado como um guia prático para quem chega à capital paraense. Confira a seguir o mapa. Se precisar de ajuda, use nossas instruções.

O que os dados do Google Maps dizem sobre a qualidade

Com base nas avaliações de clientes coletadas no Google Maps, a escolha de hospedagem em Belém para eventos como a COP30 revela uma interessante dualidade entre o centro e as periferias.

Por um lado, as escolhas da zona central frequentemente se destacam pela conveniência e proximidade a pontos como a Estação das Docas e Cidade Velha, oferecendo uma diversidade de opções que podem incluir hospedagens estabelecidas ou informais. Por outro lado, as zonas periféricas e as ilhas surgem como alternativas valorizadas pelo custo-benefício e pela oportunidade de um contato mais autêntico com a cultura local.

As avaliações dos usuários apontam que o centro atrai pela logística e variedade de serviços, já as hospedagens mais afastadas oferecem experiências “além do óbvio”. Isso reflete uma diversidade de ofertas que vai além das expectativas tradicionais.

Critérios de classificação:

  • Escala de cores: verde, amarelo e vermelho, representando diferentes níveis de qualidade percebida.
  • Falsos positivos: estabelecimentos com nota máxima (5 estrelas) e menos de 10 comentários.
  • Possível subavaliação: estabelecimentos com notas entre 3,1 e 4,1 estrelas, mas com poucas críticas negativas, exigindo leitura detalhada de fotos e relatos.
  • Casos críticos: locais avaliados entre 1 e 3 estrelas, associados a problemas estruturais ou de atendimento.

Nos vemos no próximo mapa!

Essa é a estreia do Carta Maps, projeto que vai reunir mapas feitos sob medida para explorar Belém durante a COP30. Mais do que um catálogo de endereços, o mapa se apresenta como um “GPS paraense”: uma forma de navegar pela cidade combinando a experiência de quem vive em Belém com os recursos da inteligência artificial.

Acesse nosso formulário para sugerir novos locais: https://forms.gle/HTzApDDzvpDTDNN4A 

Carta Maps

O Carta Maps COP30 é um projeto da agência Carta Amazônia realizado em parceria com o site Notícias do Pará e com o apoio institucional da Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e da organização Repórteres Sem Fronteiras.

Edição: Adison Ferreira

______________________________

Crédito da capa: Antonio Laranjeira/ Reprodução Carta Maps

*Este conteúdo foi produzido: 1) coletivamente por meio de trabalho remoto (Google Workspace), 2) baseado em mapas personalizados com curadoria do conhecimento local (Google My Maps), 3) conforme dados de visitantes coletados de modo on-line (Google Maps); 4) e amparado por recursos de inteligência artificial supervisionada por humanos (Gemini e Notebook LM).

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *