
O Carta Maps apresenta um guia com os principais roteiros do Círio 2025, organizados com os trajetos das 14 procissões religiosas. Confira nos mapas a programação da festa
______
Por Antônio Laranjeira e Cecília Amorim
A maior manifestação religiosa do Brasil reúne tradições que misturam o sagrado e o profano. O Círio de Nazaré é uma fusão perfeita de devoção e diversão para quem quer viajar por Belém antes da COP30.
A programação oficial conta com 14 procissões religiosas que levam a imagem peregrina pelas ruas e pelas águas. Cada romaria tem uma história e significado, marcando o calendário religioso de Belém e a chegada de peregrinos à cidade, mulheres e homens que vêm de diversos lugares com suas comoventes histórias.
A equipe do Carta Maps apresenta nesta reportagem de geojornalismo o mapa dos roteiros do Círio 2025, organizados com 14 roteiros das procissões religiosas. Com essa ajuda, você se localiza no mapa de ponto a ponto de Belém com seu GPS, antes e durante o grande dia do Círio: 12 de outubro.
Neste ano, o Círio de Nazaré tem como tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”, convidando à reflexão sobre a relação da humanidade com o meio ambiente. Em outubro, o plano de segurança e logística das 14 romarias foi finalizado e a programação oficial das romarias foi divulgada, incluindo a Missa dos Comunicadores e a Abertura Oficial da Festa. Acompanhe no Waze todas as atualizações do trânsito e no Carta Maps todas as recomendações.
Confira os detalhes dos roteiros nos mapas a seguir!

Mapas das procissões antes do Círio
Caso precise de ajuda para usar os mapas, leia as nossas instruções básicas.
Traslado dos Carros: Criada em 2019, esta procissão ocorre na quarta-feira (8 de outubro), às 20h, e antecede o Círio. O trajeto leva os carros que acompanham a berlinda da Basílica Santuário de Nazaré até o galpão da CDP (Companhia Docas do Pará). A romaria transporta o Carro de Plácido, Barca dos Escoteiros, Barca Nova e os Carros dos Anjos, entre outros, em um cortejo que simboliza a preparação para a festa.
Traslado para Ananindeua: Na sexta-feira (10 de outubro) que antecede o Círio, a partir das 8h, a Imagem Peregrina faz a romaria mais extensa da programação, com cerca de 47 km. Milhares de fiéis acompanham o cortejo de carro, bicicleta ou a pé, com paradas emocionantes, como em frente ao Hospital Oncológico Ophir Loyola, onde pacientes aguardam a passagem da santa. A procissão segue até a Igreja Matriz de Ananindeua.
Romaria Rodoviária: Véspera do Círio (11 de outubro), a romaria começa cedo, 5:30h, e conduz a Imagem Peregrina da Igreja Matriz de Ananindeua até a orla de Icoaraci, em um percurso de 24 km. A procissão é marcada pela queima de fogos e homenagens dos fiéis ao longo do trajeto.
Romaria Fluvial: Continuando a jornada da santa, acontece uma das romarias mais belas, a procissão fluvial navega pelas águas da Baía do Guajará, a partir das 9h. Centenas de embarcações de todos os tipos acompanham a fragata da Marinha que leva a imagem, em um percurso de 18 km até a Praça Pedro Teixeira. Na chegada, a imagem é recebida com honras de Chefe de Estado.

Moto Romaria: Logo após a Romaria Fluvial, a partir das 11:30h, a Imagem Peregrina é conduzida por centenas de motociclistas da Escadinha do Cais do Porto até o Colégio Gentil Bittencourt. O percurso de 2,6 km é marcado pelo estrondo dos motores e pela escolta dos motoqueiros.
Trasladação: Na noite de sábado (11 de outubro), às 17:30h, o percurso inverso ao do Círio atrai milhares de fiéis. A procissão sai do Colégio Gentil Bittencourt e segue em caminhada até a Catedral de Belém (Catedral da Sé), em um dos momentos de maior concentração de devoção.
Círio de Nazaré: o grande dia chegou: no segundo domingo (12 de outubro), às 7h, acontece o ápice do Círio de Nazaré: a grande procissão. Neste dia, olhares de todo o mundo se voltam para a fé do povo manifestada em milhares de rostos. A santa “Nazinha”, como é popular entre os locais, saí da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário, percorrendo aproximadamente 3,6 km em meio a milhões de fiéis e devotos.

Mapas das procissões depois do Círio
Caso precise de ajuda para usar os mapas, leia as nossas instruções básicas.
Ciclo Romaria: No sábado (18 de outubro) após o Círio, ciclistas enfeitam suas bicicletas para a procissão que sai da Praça Santuário de Nazaré. A saída tem início às 8h e o trajeto muda a cada ano, e os ciclistas participam em um momento de alegria e comunhão.

Romaria da Juventude: A procissão da juventude acontece no sábado (18 de outubro), a partir das 16h, sendo um dos momentos mais animados da programação, com a imagem sendo conduzida por um trio elétrico. O percurso sai da Igreja de Queluz e segue até a Praça Santuário (Basílica), onde a Santa fica em exposição até o próximo ano.
Círio das Crianças: No domingo após o Círio (19 de outubro), é a vez das crianças saírem em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A procissão sai às 8h e retorna à Praça Santuário, com a Imagem Peregrina na berlinda, acompanhada pelos Carros dos Anjos.
Romaria dos Corredores: Adicionada em 2014 à programação, essa romaria acontece no sábado (25 de outubro) e tem um percurso de 8 km, com início e chegada na Praça Santuário, com saída às 5:30h. O evento não tem caráter competitivo e é realizado em forma de trote, unindo a fé, a diversão e o esporte.

Romaria da Acessibilidade: A procissão mais recente, lançada em 2023, foi idealizada para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam participar do Círio, o percurso tem 1,45 km. É um cortejo inclusivo que sai e retorna à Praça Santuário, no sábado (25 de outubro), a partir das 8h.
Procissão da Festa: Terceira mais antiga da festividade, a Procissão da Festa ocorre no segundo domingo após o Círio (26 de outubro), a partir das 8h. A imagem peregrina segue em um andor, com saída da Comunidade Sagrado Coração de Jesus e chegada na Praça Santuário.
Recírio: Acontece quinze dias após o Círio (27 de outubro), a partir das 7:30h. Esse evento marca o encerramento da festividade nazarena. A procissão sai da Praça Santuário e conduz a Imagem Peregrina à Capela do Colégio Gentil Bittencourt, onde permanece até o Círio de 2026.
O que muda em Belém durante o Círio?
Não é apenas a mobilidade e a hotelaria que muda com tanta gente nas ruas durante esses dias em Belém. A vida das pessoas que são devotas contém detalhes que enriquecem essa tradição.
As fachadas das casas, ruas e estabelecimentos comerciais recebem uma decoração exclusiva e delicada: o cartaz do Círio. A cada ano uma arte nova que renova também os votos. Difícil é não ver os cartazes da festa, especialmente pelo centro da cidade.
Nesses dias de Cirio, a canção “Vós sois o lírio mimoso” torna-se um manto musical que muda a paisagem sonora da cidade. Moradores de Belém se mobilizam em casa: as famílias de Belém se organizam para receber os parentes do interior do estado, muitos que vivem em outras regiões do Brasil voltam para renovar a espiritualidade e os votos de fé.
A religiosidade é manifestada nas procissões, nas missas e na reverência à imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Já a parte profana se expressa na gastronomia típica, como a maniçoba e o pato no tucupi, e no reencontro de amigos e familiares que, movidos pela tradição, retornam a Belém.
De um lado, a fé inabalável dos romeiros que caminham descalços, carregando promessas e buscando a graça divina. De outro, a celebração profana que envolve a cidade: as famílias se reúnem para o almoço do Círio, as barracas de comida e lembranças se espalham pelas ruas, e a cidade inteira se transforma em um festival de cores, sons e sabores.
Algumas curiosidades sobre o Círio de Nazaré
Porque a devoção na santa começou? Quando a festa surgiu? O que é uma berlinda? Qual a crença na corda do Círio? Se você quiser saber mais sobre esse tema, o Carta Maps recomenda o conteúdo produzido pelo canal sou Sou Paraense, no Youtube:
Patrimônio Imaterial da Humanidade
Desde 2014, o Círio de Nazaré é certificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Primeiro bem cultural paraense inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil, o título reconhece o respeito à diversidade cultural, ao diálogo e à criatividade humana presente na Festa de Nazaré, em Belém.
Além da riqueza cultural da manifestação, formada por diversos rituais de devoção, sagrados e profanos, o Círio é marcado pela solidariedade e a comunhão entre as pessoas, o sentimento de coletividade e a transmissão da tradição entre as gerações.
Edição: Adison Ferreira
______________________________
Crédito da capa: Tarso Sarraf
*Este conteúdo foi produzido: 1) coletivamente por meio de trabalho remoto (Google Workspace), 2) baseado em mapas personalizados com curadoria do conhecimento local (Google My Maps), 3) conforme dados de visitantes coletados de modo on-line (Google Maps); 4) e amparado por recursos de inteligência artificial supervisionada por humanos (Gemini e Notebook LM).