A Casa do Jornalismo Socioambiental é uma iniciativa que reunirá profissionais e veículos brasileiros especialistas de todo o país. O projeto vai ampliar abordagens e vozes sobre a Amazônia, clima e meio ambiente, buscando um maior alcance de audiência.

Antes mesmo do início da COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro, Belém sedia uma iniciativa inédita: a Casa do Jornalismo Socioambiental. O espaço é uma base central e operacional para hospedar jornalistas de diferentes estados do Brasil e contará com uma extensa programação voltada a profissionais da comunicação e à sociedade civil. As atividades começam neste dia 3 de novembro e são resultado de um esforço colaborativo para incluir novas abordagens — locais e globais — e ampliar a audiência durante o evento.

Ao longo do mês, a Casa contará com oficinas, painéis, debates e outras atividades sobre jornalismo e temas socioambientais, além de lançamentos de relatórios, ferramentas e outros produtos para a imprensa e a sociedade civil.

A Casa fortalecerá a cobertura jornalística de 21 veículos de comunicação, entre eles, a agência Carta Amazônia. Antes, durante e depois da COP30, eles compartilharão e republicarão entre si os conteúdos produzidos para informar melhor seus públicos sobre a conferência e a Cúpula de Líderes.

“O jornalismo independente não pode ter a mesma lógica de produção dos grandes veículos de comunicação, que colocam o lucro acima da função social desse oficio. Por isso, considero que essa coalização é fundamental para impulsionar a circulação de conteúdo produzido por veículos independentes que cobrem a agenda socioambiental, sobretudo por fomentar redes de contatos e a diversidade de vozes na cobertura da COP”, afirma Adison Ferreira, cofundador da agência Carta Amazônia.

Os veículos parceiros também contarão com infraestrutura de trabalho durante todo o mês. A Casa será um hub para dezenas de jornalistas de todo o país, que terão acesso a um ambiente para trocar informações e fazer novos contatos e parcerias em coberturas colaborativas.

Parcerias

Cobertura em tempo real

Os veículos que integram a Casa do Jornalismo Socioambiental terão diferentes produtos para ampliar o alcance e garantir a cobertura em tempo real, mas com profundidade e contexto.

Entre as novidades da cobertura colaborativa está o feed em tempo real, uma plataforma que reunirá atualizações minuto a minuto sobre os eventos oficiais e paralelos da COP30 em Belém. Com conteúdo multimídia — incluindo texto, fotos, áudios e vídeos curtos —, será constantemente atualizado por mais de 30 repórteres de veículos nacionais e locais especializados em cobertura socioambiental.

feed em tempo real será incorporado nos sites de todos os parceiros que participarão da cobertura, além de possibilitar que os leitores tenham um aprofundamento dos temas de interesse ao direcioná-los para as reportagens completas de cada veículo.

Ao reunir dezenas de jornalistas em um mesmo esforço, a iniciativa aposta em uma cobertura plural que deve marcar a COP30 como um dos maiores exercícios colaborativos do jornalismo socioambiental no Brasil.

Serviço

O quê?
Casa do Jornalismo Socioambiental
Onde?
Casa Carmina — Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 864, próximo à Praça da República, em Belém (PA)

_________________________________________________

Foto de capa: Utópika Estúdio

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *