METODOLOGIA DO CARTA MAPS

Área de abrangência:
O levantamento partiu do local-sede da COP30, em Belém, considerado marco-zero do mapeamento. A partir dele, foram identificados estabelecimentos e espaços de interesse no entorno imediato e nas principais áreas de circulação de visitantes, abrangendo hospedagens, restaurantes, bares e equipamentos culturais relevantes para os participantes da conferência

Público-alvo:
Estabelecimentos de hospedagem, alimentação e cultura que possam atender diretamente visitantes, delegações, jornalistas e moradores durante a COP30. A seleção incluiu hotéis, hostels, restaurantes, bares, cafeterias, casas de shows, museus e outros pontos que integram a infraestrutura urbana de Belém voltada ao evento.

Fonte de dados:
Os dados foram coletados de fontes mistas como Google Maps, Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará, Instituto Federal do Pará com base em notas e comentários de usuários, pesquisas multifinalitárias e projetos de extensão. 

Instrumento de análise:
A metodologia foi orientada pelos princípios do geojornalismo, estruturada em três etapas: coleta, análise e identificação. O foco foi produzir uma cartografia crítica que, além da visualização espacial, oferecesse uma leitura jornalística das fragilidades e potencialidades da infraestrutura de Belém no contexto da COP30.

A visualização dos dados foi organizada via Google My Maps, a construção dos mapas digitais deste projeto jornalístico é portanto contínua e colaborativa.

Equipe de trabalho:
A equipe da Agência Carta Amazônia realizou a curadoria, análise e produção dos mapas digitais, integrando jornalismo de dados e cartografia aplicada à cobertura da COP30. 

Usabilidade do Carta Maps

5 passos sobre como usar a ferramenta digital de navegação:

  1. Clique no mapa para abrir no Google Maps, instalado no seu dispositivo móvel
  2. Usando o zoom (botões de “+ / -” no canto da tela), aproxime e afaste para conhecer mais Belém
  3. Clique em cada ponto para saber mais sobre a hospedagem, restaurante, bar, casa de shows ou museu que você quer visitar
  4. Navegue pela cidade usando o Carta Maps ao vivo, ele funciona como um GPS paraense
  5. Colabore com o Carta Maps indicando lugares para o mapa por meio do formulário, acesse aqui.