No episódio, a jornalista Aline Brelaz e o vereador Fernando Carneiro analisam a conjuntura e as previsões de mudanças nas políticas ambientais para a Amazônia a partir de 2023
A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que vai mapear as principais mudanças feitas na legislação ambiental pelo governo Bolsonaro. A ideia é fazer, já na primeira semana de 2023, um ‘revogaço’ de portarias e decretos publicados durante o atual governo que facilitaram o avanço do desmatamento, sobretudo na Amazônia. O trabalho será conduzido pela deputada federal eleita Marina Silva (Rede), ministra do Meio Ambiente no primeiro governo do petista e a principal cotada a assumir o cargo na próxima gestão.
Durante a campanha, Lula prometeu diversas vezes rever a flexibilização do combate ao desmatamento feito no governo Bolsonaro para “reconstruir” a política ambiental e imagem do Brasil no mundo. O assunto foi uma das pautas expostas pelo presidente eleito na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, no Egito.
Essa movimentação de retomada de protagonismo do Brasil na agenda ambiental foi um dos assuntos debatidos no décimo episódio do podcast Carta Amazônia. A edição, que inaugura a série “Carta na Mesa, conversou com a jornalista especialista em política, Aline Brelaz e o vereador de Belém, Fernando Carneiro (PSOL). O episódio também discutiu temas como eleição presidencial, manifestações antidemocráticas, COP 27 e a criação do Ministério dos Povos Originários.
O Carta Amazônia é produzido com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Enóis, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas.
O podcast está disponível neste site, no YouTube e nas principais plataformas de áudio.