A partir desta quarta-feira, 29/04, o podcast Carta Amazônia passa a integrar o projeto Rede Cidadã InfoAmazonia, iniciativa da plataforma InfoAmazonia que tem como finalidade conectar comunicadores locais e mídias regionais da Amazônia Legal. A expectativa é a cocriar e difundir conteúdos com temas socioambientais produzidos no território amazônico.

Lançada em outubro do ano passado, a Rede Cidadã InfoAmazonia teve como ponto de partida a elaboração do Mapa Vivo de Mídias da Amazônia, que traz dados de veículos de comunicação dos nove estados da Amazônia Legal. O mapeamento identificou os meios que relatam sobre temas socioambientais e produziu uma análise do contexto de produção jornalística sobre a temática em cinco estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará.  

“Unimos a nossa experiência no geojornalismo e a nossa capacidade de organizar um espaço de trabalho colaborativo para criar essa ideia. Nosso principal objetivo é o de promover o intercâmbio entre mídias e meios de comunicação para potencializar as histórias que precisam ser contadas e conhecidas pelo público. Queremos valorizar a produção dos veículos de comunicação locais e regionais”, destaca a jornalista Débora Menezes, coordenadora da Rede Cidadã.

Os conteúdos, construídos de forma colaborativa e em diferentes formatos, serão publicados na plataforma InfoAmazônia, no site e no podcast Carta Amazônia, além de outras mídias parceiras.

Sobre o Carta – Produzido pelos comunicadores Adison Ferreira, Cecilia Amorim e Eraldo Paulino, desde 2020, o podcast Carta Amazônia é um projeto jornalístico que prioriza entrevistas, análises e debates sobre assuntos ligados às temáticas política, meio ambiente e modo de vida amazônico. Um dos diferenciais do podcast, com sede em Belém do Pará, é a prioridade de fontes/entrevistados da região Norte, sobretudo de comunidades tradicionais da Amazônia ou ligadas ao terceiro setor. Entre os temas abordados no programa já estiveram: garimpo ilegal, comunidades quilombolas, povos indígenas, racismo ambiental e representatividade da mulher amazônida na política brasileira.