
Quem somos
Criada em junho de 2020, inicialmente como um podcast, a agência de comunicação Carta Amazônia atua com produção de conteúdo e serviços pautados na agenda socioambiental, Direitos Humanos, justiça climática e no fortalecimento do jornalismo local e diverso da Amazônia Legal. A iniciativa é realizada por três jornalistas paraenses que acumulam mais de uma década de experiência profissional tanto dentro quanto fora da região Norte.
Atualmente a agência possui três principais frentes de atuação: um portal de noticiais, um podcast e um curso de formação denominado “Escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental”.
O portal de notícias tem como prioridade reportagens e artigos de opinião especializados nas temáticas socioambiental e Amazônia.
O podcast, produzido nos formatos informativo e mesacast, é um conteúdo pautado em entrevistas, análises e debates sobre assuntos ligados às temáticas política, meio ambiente e modo de vida amazônico. Um dos diferenciais do programa é a prioridade de fontes/entrevistados da região Norte, sobretudo de comunidades tradicionais e/ou ligadas ao terceiro setor.
A escola de jornalismo é um projeto realizado em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, através do programa TechCamp, do Laboratório de Jornalismo Énois, que visa promover a capacitação profissional sobre a cobertura da pauta socioambiental na região amazônica.
Integrantes

ADISON FERREIRA
Diretor de jornalismo e cofundador da agência Carta Amazônia, Adison é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Pará. Já trabalhou como repórter nas redações do Diário do Pará, O Liberal e Agência Pará (Secom) e atualmente realiza consultoria em comunicação socioambiental para as ONGs IFT – Instituto Floresta Tropical, em Belém (PA), e IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, em Nazaré Paulista (SP).

CECILIA AMORIM
Diretora de projetos e cofundadora da Carta Amazônia, Cecilia já atuou como repórter no jornal Diário da Manhã, em Goiânia (GO) e produtora no Diário do Pará e na rádio Marajoara, em Belém (PA). Atualmente é coordenadora da escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental e acumula experiências como roteirista de documentários audiovisuais, repórter freelancer e facilitadora de oficinas de educação midiatica.

ERALDO PAULINO
Diretor de produtos digitais e cofundador da agência, Eraldo trabalhou na redação do Diário do Pará e nas assessorias de comunicação da Cáritas Diocesana de Crateús (CE) e do Movimento Xingu Vivo para Sempre, em Altamira (PA). Atualmente é repórter do site Brasil de Fato e realiza consultoria em comunicação para diversas entidades do terceiro setor em Belém.