Dados sobre o número de pessoas beneficiadas pelo projeto Usina da Paz estão incorretos. Informação foi checada pelo Verifica Belém

Durante o último debate promovido pela TV Liberal, o candidato à prefeitura de Belém, Igor Normando (MDB), fez uma declaração que chamou atenção e gerou questionamentos. Ele afirmou que as Usinas da Paz, projeto social do governo estadual, beneficiam três milhões de pessoas na cidade, um número bem acima da própria população da capital.

Igor Normando citpu dados exagerados sobre o número de beneficiados pelas Usinas da Paz (Reprodução/ TV Liberal)

Segundo o Censo de 2022, Belém possui cerca de 1.303.403 habitantes, com estimativas de que esse número possa chegar a 1.398.531 em 2024. A cifra mencionada pelo candidato representa mais que o dobro do total de moradores, evidenciando uma grande discrepância.

Dados demográficos de Belém (Fonte: Censo do IBGE, 2022)

De acordo com dados do governo estadual, atualmente nove Usinas da Paz estão em funcionamento na Região Metropolitana de Belém e no sudeste do Pará, atendendo cerca de 800 mil pessoas. As Usinas operam nos bairros da Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Ananindeua e Marituba, além das cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Ainda segundo informações oficiais, há 28 Usinas da Paz em construção em diversos municípios, como Altamira, Marabá, Bragança, Abaetetuba, Santarém e outros, com a expectativa de que, uma vez concluídas, essas novas unidades beneficiem diretamente mais de 3,2 milhões de pessoas em todo o estado. O plano do governo é ter 40 Usinas da Paz em funcionamento até o final da gestão atual.

A fala do candidato, no entanto, não reflete o cenário atual dos atendimentos em Belém, mas sim uma projeção futura para o Pará como um todo.

Fontes: Governo do Estado avança na construção de novas Usinas da Paz no Pará | SEAC

Usinas da Paz se aproximam da marca de 1 milhão de atendimentos à população em 2024 | Agência Pará (agenciapara.com.br)

IBGE | Cidades@ | Pará | Belém | Panorama

_______________________________

Foto de capa: Thiago Gomes/ O Liberal