O animal, símbolo dos rios amazônicos, foi encontrado com ferimentos e sinais de exaustão após ficar enroscado na malha pesqueira

Por Cecilia Amorim

Na manhã deste sábado (19), um boto-cor-de-rosa, conhecido como o golfinho da Amazônia, foi resgatado debilitado e preso em redes de pesca na Praia da Chácara, no município de Porto de Moz, no Pará. O animal, símbolo dos rios amazônicos, foi encontrado pela comunidade local, que acionou o Corpo de Bombeiros do município de Altamira, que atua na região pela Operação Veraneio.

De acordo com o sargento Valente, o boto apresentava ferimentos e sinais de exaustão após ficar enroscado em redes de pesca. “Ele estava bastante machucado e sem forças para nadar. Conseguimos retirá-lo com cuidado, demos os primeiros socorros, chamamos um veterinário para aplicar uma medicação e, depois que ele se recuperou um pouco, devolvemos ao rio”, relatou o militar.

Durante o resgate, outros botos chegaram a se aproximar, em comportamento territorial, o que exigiu atenção redobrada da equipe.

Espécie ameaçada

O boto-cor-de-rosa entrou oficialmente na lista de espécies ameaçadas de extinção em 2018, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ameaça se deve principalmente à captura acidental em redes de pesca, à degradação dos rios por poluição e desmatamento, à construção de barragens e hidrelétricas que fragmentam seu habitat, além da caça ilegal para uso como isca na pesca de bagres.

A ação reforça o alerta para os riscos que cercam uma das espécies mais emblemáticas da Amazônia e destaca o papel da vigilância comunitária e da atuação de equipes de resgate para proteger o boto-cor-de-rosa e outros animais da região.

______________________________________

Imagens cedidas pela equipe de bombeiros