Pesquisa dará continuidade ao mapeamento realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas em 2023, que identificou cerca de 200 grupos voluntários de prevenção e combate a incêndios florestais no Brasil
Por Adison Ferreira
Um levantamento realizado pelo IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, em parceria com o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, vai mapear organizações voluntárias e comunitárias que atuam com prevenção e combate a incêndios florestais nos nove estados da Amazônia Legal. A pesquisa será produzida partir de um formulário online, disponível até o próximo dia 31 de julho.
A iniciativa faz parte do projeto “Gestão do Fogo na Amazônia” e dará continuidade ao mapeamento realizado pelo IPÊ em 2023, que identificou 198 brigadas voluntárias e comunitárias nas cinco regiões do Brasil.
“A ideia desse novo mapeamento é ir além da identificação das brigadas que atuam na Amazônia Legal. Queremos entender como se dão os fluxos de governança do fogo e como esses grupos estão articulados nos territórios que atuam.” explica Ana Carolina Pessoa, pesquisadora do IPAM.
A pesquisa utilizará a mesma metodologia já usada pelo IPÊ durante o mapeamento de 2023. Nessa nova etapa, o foco são as brigadas voluntárias e comunitárias localizadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
Ana Carolina explica que, além de catalogar os grupos de prevenção e combate a incêndios florestais na Amazônia Legal, o projeto também busca atualizar as informações já levantadas pelo IPÊ na região e mapear os contatos de representantes desses grupos, que serão consultados em futuras etapas do levantamento.
Gestão do Fogo na Amazônia
Realizado pelo IPAM, com o apoio da Climate and Land Use Alliance (CLUA), o projeto “Gestão do Fogo na Amazônia” é formado por três principais eixos de ações para o combate aos focos de incêndio na região.
O primeiro eixo é o de Inteligência, responsável pela produção e integração de dados sobre o risco de incêndios e a identificação de áreas prioritárias. O segundo é o de Governança e Gestão, que trata do incentivo à articulação entre diferentes níveis de governo e sociedade civil para a elaboração de protocolos para prevenção, resposta e controle do fogo. E o terceiro é o Combate e Controle do Fogo, referente ao aprimoramento da resposta direta aos incêndios por meio do fortalecimento das brigadas e do mapeamento das brigadas voluntárias e oficiais.
O projeto está alinhado com relevantes políticas, programas e instrumentos nacionais, tais como: a Política Nacional do Meio Ambiente, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), o Plano Nacional de Áreas Protegidas (PNAP), a Lei 9.608/1998 que dispõe sobre o serviço voluntário, e o Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, aprovado em julho de 2024.
SERVIÇO
Mapeamento das brigadas voluntárias e comunitárias da Amazônia Legal
Formato da pesquisa: formulário online
Público-alvo: coordenadores de brigadas voluntárias e comunitária os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
Link do formulário: Mapeamento de brigadas
Prazo: 31 de julho de 2025
______________________________________
Foto de capa: Ascom/ Ibama