Iniciativa vai cadastrar residências e espaços religiosos para oferecer hospedagem gratuita ou a preços acessíveis durante a Conferência Mundial do Clima, em Belém
Igrejas católicas e evangélicas da Região Metropolitana de Belém se uniram para lançar uma plataforma que oferece acomodações gratuitas durante a Conferência Mundial do Clima, na capital paraense. A Rede de Hospitalidade com Propósito é um serviço online que oferece hospedagem solidária para quem visitará a cidade-sede da COP30, durante os dias 10 a 21 de novembro.
A rede vai cadastrar residências e espaços religiosos da Grande Belém dispostos a acolher visitantes, de forma gratuita ou com valores acessíveis, prática que já é feita no período do Círio de Nazaré.
Na plataforma, disponível desde o dia 1º de setembro, há um espaço onde quem quer oferecer casa, quarto ou chácara pode se cadastrar para ser anfitrião. Há também espaço para procurar hospedagem e verificar o que está disponível. Confira aqui.
A iniciativa já conta com cerca de 950 vagas: 200 leitos em uma chácara da Igreja Batista Missionária da Amazônia e mais de 750 em uma comunidade católica na região metropolitana. Além disso, outras opções de hospedagem com preços acessíveis e café da manhã estão sendo organizadas para integrar o sistema oficial da conferência. De acordo com os organizadores da Rede de Hospitalidade, outras vagas gratuitas estarão disponíveis para hóspedes a partir da segunda semana de setembro.
A coordenadora de Mobilização e Relacionamento da Rede, Andreia Cunha, afirma que a iniciativa surgiu em um encontro de empreendedores cristãos em São Paulo. “A ideia é mobilizar os cristãos dentro das igrejas para que a gente abra as casas para receber de forma gratuita quem venha para a COP ou evento ligado à conferência no mesmo período”, destaca.
Para solicitar uma vaga, os hóspedes precisarão comprovar sua participação nas atividades da COP30. As acomodações serão distribuídas não apenas em Belém, mas também em municípios da região metropolitana. Igrejas que optarem por cobrar pelas hospedagens serão direcionadas para a plataforma oficial de hospedagem do governo federal.
_______________________
Foto de capa: Divulgação / Igreja Batista Missionária da Amazônia