O evento, paralelo à programação oficial da Conferência Mundial do Clima, em Belém, discute os desafios e oportunidades da bioeconomia e sociobiodiversidade na Amazônia
Da Redação
A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará (Ideflor-Bio) e o Instituto Floresta Tropical “Johan Zweede” (IFT) promovem nos dias 18 e 19 de novembro, em Belém, o primeiro Encontro Amazônico de Facilitadores da Bioeconomia. O evento, paralelo a programação oficial da COP30, ocorrerá no auditório do Ideflor-Bio, e reunirá pesquisadores, organizações do terceiro setor e lideranças comunitárias que atuam no desenvolvimento de cadeias de valor da sociobiodiversidade na região.
Segundo os organizadores, o encontro busca ampliar o protagonismo de lideranças comunitárias rurais da Amazônia, para promover a troca de experiências, desafios e demandas relacionadas ao desenvolvimento da sociobiodiversidade em seus territórios.
Outra finalidade do evento é sistematizar um documento coletivo chamado ‘Carta dos povos e comunidades promotores/guardiões da sociobiodiversidade’, direcionado a tomadores de decisão, agências de cooperação técnica e fomento. A proposta pretende apresentar os pontos fundamentais para o avanço da agenda da bioeconomia, essencial tanto para o enfrentamento da crise climática quanto para a promoção do bem-viver das populações envolvidas.
Para a engenheira florestal Paula Vanessa Silva, gerente de Sociobiodiversidade e Bioeconomia do IFT, o encontro é uma oportunidade para pautar a importância da bioeconomia como uma medida efetiva no enfrentamento à mudança climática.
A proposta do encontro é reunir diferentes atores sociais que trabalham com a sociobiodiversidade e a bioeconomia e debater os principais desafios e oportunidades desse setor, que é fundamental para o fortalecimento das comunidades extrativistas e a conservação das florestas”, afirma Vanessa.
Entre os eixos debatidos no evento estão a assistência técnica, ordenamento territorial e gestão dos territórios, dispositivos financeiros e a inserção socioeconômica de jovens e mulheres nessa cadeia de valor.
O encontro é aberto ao público, mas a recomendação da coordenação é que as inscrições sejam feitas através do formulário online, disponível no site do IFT.
Serviço
Encontro Amazônico de Facilitadores da Bioeconomia
Data: 18 e 19/11/2025
Local: auditório do Ideflor-Bi – Rua do Utinga, 723, Curió-Utinga – Belém/PA
Hora: 8h30
_________________________________
Foto de capa: Kevin Arnold/TNC
Fique por dentro das últimas notícias da agência Carta Amazônia. Participe do nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos direto no seu celular