Espaço da Aliança Global pelos Cuidados reúne organizações comunitárias, redes internacionais e governos no debate sobre justiça social e ação climática.  

Da Redação

Neste sábado (15), logo após a Marcha da Cúpula dos Povos, Aliança Global pelos Cuidados inaugura o Pavilhão dos Cuidados, espaço inédito na história das Conferências do Clima da ONU. A programação segue até domingo (16) no Espaço EcoAmazônias, no bairro do Jurunas, em Belém.

 Segundo os organizadores, a iniciativa tem a finalidade de ser um espaço inovador, destinado a visibilizar, posicionar e impulsionar a interseção entre os cuidados e a ação climática. A proposta é conectar a agenda dos cuidados com as políticas e o financiamento climático, promovendo marcos que reconheçam e fortaleçam o papel das mulheres e das comunidades cuidadoras na resposta às mudanças climáticas.

Para as organizações, o Pavilhão do Cuidado reforça a coerência entre discurso e prática sobre justila climática (Foto: Matheus Sousa)

O espaço é organizado pela Aliança Global pelos Cuidados (AGC) em parceria com o Instituto Procomum, a Iniciativa Cuidados e Clima, o Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC) e Fundação Avina; com a colaboração do o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Governo do Brasil, a Rádio Savia e a ONU Mulheres Brasil

 “ A iniciativa está alinhada às prioridades estratégicas da Aliança Global por Cuidados, uma comunidade multissetorial com mais de 300 integrantes que busca ampliar a incidência multilateral sobre a agenda dos cuidados. O Pavilhão será um ponto de encontro para reflexão e ação coletiva, com painéis, oficinas, exposições, espaços de escuta e autocuidado, reunindo organizações do Sul Global, pessoas pesquisadoras, ativistas e formuladoras de políticas públicas”, destaca a nota da organização.

O cuidado é entendido como uma tecnologia do comum e uma força regenerativa que nasce dos territórios, reorganiza pactos coletivos e aponta caminhos concretos para enfrentar a crise climática. Para as organizações, o espaço reforça a coerência entre discurso e prática: construir justiça social e ambiental a partir dos territórios.

Serviço: Pavilhão dos Cuidados

Data: 15 e 16 de novembro de 2025

Local: Espaço EcoAmazônias — Rua dos Tamoios, 624, Jurunas, Belém (PA)

Entrada gratuita

__________________________

Foto de capa: Matheus Sousa

Fique por dentro das últimas notícias da agência Carta Amazônia. Participe do nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos direto no seu celular