Quinto dia da COP30 começou com protesto do povo Munduruku na entrada na Zona Azul. Indígenas exigem a revogação do Decreto nº 12.600/2025, além de proteção contra grandes empreendimentos em terras indígenas.

Por Fábio Bispo

Um grupo de indígenas do povo Munduruku protestou na manhã desta sexta-feira (14) na entrada da Zona Azul, espaço da COP30 onde ocorrem as negociações oficiais e plenárias das Cúpulas dos Líderes.

O protesto começou às quatro da manhã e, por volta de 9h, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, foi ao local para se reunir com Mundurukus e ouvir as reivindicações. Indígenas e Lago saíram do espaço de mãos dadas. Eles entraram na Vila COP e foram para uma reunião interna com as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

Protesto iniciou nas primeiras horas desta sexta-feira (14), na entrada da Blue Zone (Foto: Reprodução/ X @edking_I)

Mais cedo, os Munduruku chegaram a bloquear a entrada da Zona Azul, em um protesto que começou às quatro da manhã. Eles são contra projetos de infraestrutura que afetam direitos dos povos indígenas do Rio Tapajós, como hidrovia do Tapajós, a Ferrogrão e os projetos de créditos de carbono para compensar gases do efeito estufa.

Um grande efetivo do Exército e da Força Nacional foi deslocado para proteger o acesso, mas a manifestação ocorreu de forma pacífica.

Observadores e outros participantes na COP30 formaram um cordão de proteção ao redor de indígenas, em solidariedade.

“Estamos aqui em solidariedade aos nossos irmãos indígenas brasileiros em defesa de sua cultura, território e sobrevivência”, disse Tishiko King, indígena do povo das Ilhas do Estreito de Torres, da Austrália.

“Como sociedade civil presente aqui, o que podemos fazer é escutá-los e apoiá-los nesta luta, que eles estão liderando. E se a Austrália vencer em em sua oferta para realizar a COP31 no ano que vem, vamos continuar o trabalho iniciado aqui e mostrar que a força e resiliência dos povos indígenas existe no mundo todo”, completou.

____________________________

Foto de capa: Meghie Rodrigues/InfoAmazonia

Fique por dentro das últimas notícias da agência Carta Amazônia. Participe do nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos direto no seu celular