As formações fazem parte do programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo em parceria com dez organizações que atuam com jornalismo independente e comunicação popular no Brasil.
A agência Carta Amazônia, através da Escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental, promove, nos dias 19 e 26 de setembro, duas oficinas sobre desinformação e checagem de notícias falsas ligadas às Eleições Municipais de 2024. A iniciativa faz parte do programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo. As formações serão online, gratuitas, com emissão de certificados de participação e abertas ao público. As inscrições estão disponíveis através de um formulário online.
As oficinas, com duração de 90 minutos, serão ministradas pelos cofundadores da Agência Carta Amazônia, Adison Ferreira, Eraldo Paulino e Cecilia Amorim, por meio da plataforma Google Meet, das 19h às 20h30 (horário de Brasília). A primeira formação será no dia 19 de setembro com o tema “Combate à desinformação nas eleições municipais”. A segunda, com o tema “Checa-Zap: Formatos e ferramentas aliadas a checagem de notícias” ocorre no dia 26 deste mês.
Além da atividade síncrona de 90 minutos, realizada ao vivo, na plataforma virtual, as/os participantes também receberão conteúdos em formatos de textos e vídeos para ampliar a compreensão sobre os temas das formações A certificação será de 4 horas por cada oficina.
O programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições é patrocinado pelo Google News Initiative, com o apoio da Agência Lupa, Agência Tatu, do Desinformante e do Reocupa. A iniciativa conta com a parceria de dez organizações de comunicação do país.
Além da Agência Carta Amazônia, a edição 2024 do Diversidade nas Redações também é composta pela Agência Lume (RJ), Carrapicho Virtual (BA), Com_Texto (MT), Correio do Lavrado (RR), Olhos Jornalismo (AL), Nonada Jornalismo (RS), Teatrine TV (MS), Transmídia (SP) e Sul21 (RS).
Combate à desinformação
O Diversidade nas Redações é um programa de treinamento da Énois, que tem centralidade no fortalecimento institucional e financeiro de redações jornalísticas, por meio do impulsionamento da diversidade de gênero, raça e território. O foco na temática da desinformação e eleições, com checagem de notícias falsas veiculadas por Whatsapp, marca o terceiro ciclo do programa que traz um diferencial na distribuição de recursos para as organizações envolvidas, totalizando R$ 400 mil investidos.
A essência programa e da Énois é o compartilhamento de conhecimento, e nesta edição o programa tem um caráter de multiplicação. Desde julho de 2024, as 10 iniciativas de jornalismo local parceiras estão participando de formações temáticas sobre checagem, mapeamento de desinformação, produção cultural e engajamento comunitário.
A desinformação em contextos de eleições é uma preocupação global, já que tem sido utilizada como estratégia política e de poder por diversos grupos políticos, em sua maioria de extrema-direita. O direito à informação de credibilidade, indispensável à democracia, está diretamente ligado com a escolha do voto. Em contextos periféricos essa relação toma outras proporções quando relacionada à falta de internet de qualidade e à ausência de outros direitos básicos.