Declaração do candidato à Prefeitura pelo PL, Éder Mauro é exagerada. Os dados checados pela plataforma Verifica Belém mostram que a capital paraense vem reduzindo consistentemente seus índices de criminalidade.

No último dia 11 de junho, o candidato Éder Mauro afirmou em entrevista ao portal de notícias O Liberal que a segurança pública de Belém vive um caos. ‘Belém, hoje, vive uma questão de segurança pública que é um caos. […] Hoje você não pode mais sentar à porta da sua casa. […] Você é assaltado a qualquer momento’.

Reprodução/O Liberal

O que checamos:

A declaração do candidato sugere que Belém está enfrentando altos índices de criminalidade, ao ponto de os cidadãos não poderem mais realizar atividades cotidianas, como sentar em frente de suas casas, devido ao risco constante de assaltos e outros crimes.

Verificação:

Embora Belém já tenha figurado entre as cidades mais violentas do mundo, os dados mais recentes indicam uma significativa redução nos índices de criminalidade. A capital paraense está entre as sete capitais mais seguras do Brasil, de acordo com o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2024, que se baseia em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde.

O anuário mostra que Belém passou da sétima para a quinta posição no ranking das capitais mais seguras, com uma taxa de 20,8 homicídios por 100 mil habitantes. Isso representa uma melhora significativa quando comparada ao período de 2017-2018, quando Belém registrava números alarmantes, com 1.723 homicídios acumulados em dois anos.

Além disso, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), a cidade apresentou uma queda de 73,32% no número de homicídios nos últimos cinco anos. Em 2023, foram registrados 198 homicídios, um número muito inferior ao de 2018, quando a capital contabilizou uma taxa de 56,94 mortes por 100 mil habitantes.

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, também apresentaram uma redução de 76% entre 2018 e 2023. Os casos de roubo caíram 58,50% no mesmo período, evidenciando uma tendência de queda na violência.

Conclusão:

Exagerado.

Apesar da percepção de insegurança que ainda possa existir entre os moradores, os dados mostram que Belém vem reduzindo consistentemente seus índices de criminalidade. Portanto, a afirmação de que a cidade vive “um caos” na segurança pública não reflete a realidade dos números.

Fontes: 

https://encurtador.com.br/WXVqX

https://encurtador.com.br/z7qid

https://encurtador.com.br/gCX7M