57 chefes de Estado e de governo participam da Cúpula do Clima, nos dias 6 e 7 de novembro, em Belém. Encontro marca a etapa central de mobilização e diálogo internacional sobre agenda climática da COP30
A partir desta quinta-feira, Belém do Pará, se torna o epicentro do diálogo climático global ao receber a Cúpula do Clima, realizada nos dias 6 e 7 de novembro, no Parque da Cidade. O encontro, que antecede a COP30, reunirá 57 chefes de Estado e de Governo, ministros e líderes de organizações internacionais para debater os principais desafios e compromissos urgentes no combate às alterações climáticas.
Convocada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Cúpula é um marco essencial no processo de mobilização internacional. O evento pavimenta o caminho para a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que também ocorrerá em Belém, de 10 a 21 de novembro.
Segundo o embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a estrutura da Cúpula está dividida entre uma plenária ampla, que será aberta pelo presidente Lula na manhã do dia 6 e se estenderá até o dia 7 de novembro. Em paralelo, na tarde de quinta-feira, será realizado o almoço do Fundo de Florestas Tropicais (TFFF, na sigla em inglês).
“Ao longo dos dois dias, teremos também mais três sessões temáticas presididas pelo presidente. Na tarde do dia 6, o tema será Florestas e Oceanos; no final da manhã do dia 7, Transição Energética; e, na tarde do mesmo dia, uma sessão final sobre os 10 anos do Acordo de Paris, NDCs e financiamento”, detalha o embaixador sobre a programação da Cúpula do Clima, que também consta no final desta matéria.
Para a embaixadora Liliam Chagas, diretora do Departamento do Clima do MRE e negociadora do Brasil na COP30, a realização da Cúpula em Belém reflete a decisão do Brasil de conferir um perfil político ao tema do enfrentamento das mudanças do clima. “O mundo precisa, coletivamente, conseguir reverter essa tendência de aumento da temperatura, quando temos todo esse manancial de regras, normas, ferramentas e mecanismos para ajudar os países a reduzirem emissões e a se adaptarem à mudança do clima. É o momento de elevar o tema e dar a ele o perfil alto que merece”, disse.
“Os países estão muito preocupados, as pessoas e as populações estão preocupadas com as manifestações de eventos climáticos no mundo inteiro. Por isso, a Cúpula tem essa função de dar impulso político a essas conversas. Estamos pautando a reunião da Cúpula, trazendo a mesma agenda que será discutida na COP, mas com os mais altos líderes do mundo”, afirma a embaixadora.
Confira abaixo a programação da Cúpula do Clima de Belém (sujeita a alterações)
Quinta-feira, 6 de novembro
07:00 – 10:00
Chegada dos Líderes à Zona Azul
Recepção pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
10:30 – 17:30
Abertura da Plenária Geral dos Líderes
Ao longo do dia, os chefes de delegação farão uso do púlpito do Salão Plenário para proferir seus discursos formais sobre clima.
Local: Salão Plenário
13:00 – 14:30
Almoço – Fundo de Florestas Tropicais (TFFF)
Oferecido pelo Presidente da República a líderes de países florestais tropicais e de países que se comprometem a investir no TFFF. Os líderes serão convidados para a foto de família do Fundo de Florestas Tropicais Para Sempre.
Local: Mesa Redonda de Líderes
16:00 – 18:00
Sessão temática 1 – Clima e Natureza: Florestas e Oceanos
Local: Mesa Redonda de Líderes
18:15 – 18:30: Foto de Família
18:30 – 20:00
Coquetel Amazônico oferecido pelo Presidente Lula aos Chefes de Delegação
Sexta-feira, 7 de novembro
08:00 – 10:00: Chegada dos Líderes à Zona Azul
10:00 – 10:30: Foto de Família
10:30 – 18:00
Continuação da Plenária Geral dos Líderes
Ao longo do dia, os chefes de delegação farão uso do púlpito do Salão Plenário para proferir seus discursos formais sobre clima.
Local: Salão Plenário
11:00 – 13:00
Sessão Temática 2 – Transição Energética
Local: Mesa Redonda de Líderes
16:00 – 18:10
Sessão Temática 3 – 10 anos do Acordo de Paris: Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e Financiamento
Local: Mesa Redonda de Líderes
___________________________
Foto de capa: Sergio Moraes/COP30
Fique por dentro das últimas notícias da agência Carta Amazônia. Participe do nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos direto no seu celular.