Informações divulgadas pela campanha do MDBista foram checadas pela plataforma Verifica Belém. Entre as principais fake news se destacaram as mentiras sobre a cobertura da malha cicloviária em Belém e a Usina da Paz como o maior programa social da América Latina.
O deputado estadual Igor Normando (MDB) foi eleito prefeito de Belém (PA) neste domingo (27/10). O resultado foi oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Normando venceu a disputa em segundo turno contra o candidato Éder Mauro (PL). Com 100% das urnas apuradas, o candidato do MDB somou 56,36% dos votos válidos (421.485), contra 43,64% (326.411) de Éder Mauro, segundo dados do TSE.
O resultado das urnas confirma o favoritismo do candidato do MDB para assumir o Palácio Antônio Lemos a partir de 2025. As pesquisas eleitorais das últimas semanas apontavam uma larga vantagem em relação ao candidato do PL.
Em seu primeiro discurso como prefeito eleito, Igor agradeceu o apoio do governador Helder Barbalho e a ampla aliança partidária. O MDBista disse que a maioria da população decidiu pela mudança em Belém. “Hoje a maioria da nossa população decidiu pela mudança e pela mudança com qualidade, com capacidade de gestão e a capacidade de enfrentar os desafios que a nossa cidade possui”, destacou.
Normando afirmou que o foco da sua gestão será a manutenção da cidade e concluir as obras da COP 30. Igor disse que ainda não há nomes para o secretariado, mas que a escolha seguirá critérios técnicos.
Apoio do governador
Durante todo o processo eleitoral, Igor Normando contou com apoio do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), seu primo de quarto grau. O novo prefeito de Belém também teve a candidatura apoiada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) – reforçando a aliança entre o presidente Lula e o a familia Barbalho na capital paraense.
Após a vitória de Igor, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que é “extraordinário poder ter à frente da prefeitura de Belém alguém que tem compromisso com o melhoramento da cidade, com resultados que possam transformar Belém numa cidade melhor”.
Para Barbalho, o prefeito eleito é alguém “absolutamente comprometido com o que significa o protagonismo de Belém na agenda da COP30, com as entregas das obras, com o legado que a COP30 pode trazer para a nossa capital”, afimou.
Igor Normando
Igor Wander Centeno Normando, 36 anos, é natural de Belém (PA) e, desde 2019, ocupa o cargo de deputado estadual pelo Pará. Normando iniciou sua militância política aos 15 anos no movimento estudantil. Na época, ele era dirigente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES). Em 2008, foi vice-presidente dos Estudantes do Pará e foi eleito dirigente da entidade máxima dos Estudantes no Brasil (UNE). Eleito vereador de Belém em 2012, aos 24 anos, foi reeleito no pleito seguinte pelo PHS. Filiou-se ao Podemos em 2019. Em 2024, deixou a sigla e migrou para o MDB.
Verifica Belém
A cobertura das eleições 2024 da agência Carta Amazônia foi marcada pelo trabalho da plataforma de checagens Verifica Belém. A iniciativa, responsável pela checagem de fatos sobre as eleições na capital paraense, faz parte do programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo, em parceria com mais nove organizações que atuam com jornalismo independente e comunicação popular em diferentes regiões do Brasil.
Durante dois meses, a ferramenta teve como objetivo identificar as fake news e combater a desinformação compartilhada nas redes sociais e, principalmente, Whatsapp no período eleitoral em Belém. As informações checadas foram publicadas no site Carta Amazônia e no Canal Verifica Belém no WhatsApp. Entre as principais fake news identificadas na campanha eleitoral de Igor Normando se destacaram as mentiras sobre a cobertura da malha cicloviária em Belém e a Usina da Paz como o maior programa social da América Latina.
_____________________________
Foto de capa: Divulgação/ Campanha do Igor Normando