Declaração do candidato do candidato do MDB é falsa. Os dados checados pela plataforma Verifica Belém mostram que a capital do Pará possui atualmente 163,54 km de malha cicloviária

Em um vídeo de campanha publicado nas redes sociais, o candidato à prefeitura de Belém, Igor Normando (MDB), afirma que a cidade possui atualmente 200 km de ciclofaixas, informação que é falsa. De acordo com dados da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) até julho de 2024, a cidade conta com apenas 163,54 km de malha cicloviária. A soma da malha cicloviária, que inclui ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, não chega a 200 km.

Reprodução/ Campanha eleitoral – Igor Normando

Entre 2021 e julho de 2023, houve um crescimento de quase 30 km (29,82 km) na malha cicloviária de Belém, que atualmente totaliza 163,54 km, incluindo ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas.

Além disso, entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados 157 acidentes envolvendo ciclistas em Belém, resultando em 152 feridos e 5 óbitos. Esses dados mostram que aqueles que pleiteiam a prefeitura de Belém devem estar atentos a esses números para pensar em melhorias para os ciclistas na cidade.

Conclusão

Portanto, a declaração de Igor Normando sobre os 200 km de ciclofaixas é incorreta, divergindo dos números oficiais.

Fonte:

Dia do Ciclista: sede da COP 30, Belém enfrenta crise no transporte público e carece de políticas de segurança para o uso da bicicleta | Pará | G1 (globo.com)