Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, realizada nesta segunda-feira (03/04), desmobilizou um garimpo ilegal dentro da Terra Indígena (TI) Trincheira Bacajá, em Altamira, no sudoeste do Pará. A ação ocorreu num território conhecido como Garimpo Manelão, a 200 quilômetros do centro urbano de Altamira.
Por ser área de difícil acesso, dois helicópteros do Ibama foram usados para chegar ao local. Lá, os agentes da PF constataram crimes ambientais de desmatamento, extração de madeira e garimpo. Durante a abordagem, nenhum garimpeiro foi encontrado no local.
Diversos equipamentos utilizados para fins ilegais, incluindo uma escavadeira hidráulica, motores de sucção e outros instrumentos, foram inutilizados.
A ação busca a expulsão de invasores das terras indígenas, reforçando o compromisso da Polícia Federal no cumprimento da determinação judicial do Supremo Tribunal Federal. A decisão determina a retirada imediata de invasores da Trincheira Bacajá e de outras terras indígenas.
As investigações permanecem em curso na Delegacia de Polícia Federal em Altamira.