O fortalecimento da participação de mulheres no manejo madeireiro comunitário em reservas extrativistas da Amazônia é o tema de um estudo publicado pela revista científica internacional Land Use Policy. O artigo, produzido pelas pesquisadoras Ana Luiza Violato Espada e Karen Kainer, da Universidade da Flórida, destaca o empoderamento de mulheres em sete projetos de manejo madeireiro comunitários em três reservas extrativistas da região amazônica.
O estudo faz parte do trabalho de dissertação da doutora Ana Luiza Espada chamado “Manejo Comunitário Colaborativo da Madeira: Uma Análise Comparativa dos Papéis e Percepções de Atores, Dinâmicas de Poder e Empoderamento das Mulheres na Amazônia Brasileira”. O levantamento, realizado ao longo de 15 meses, entre 2018 e 2019, nas RESEX Chico Mendes, Ituxi e Verde para Sempre, ouviu mais de 20 mulheres que trabalham em projetos de manejo madeireiro colaborativo.
A pesquisa mostra que, embora os projetos de manejo madeireiro comunitários ainda se concentrem nos trabalhadores homens, em duas das três reservas extrativistas, os processos de empoderamento abriram espaços para um maior engajamento das mulheres em cargos administrativos estratégicos e coordenação de campo.
“Este estudo evidencia e mostra a importância de dialogar e construir de forma coletiva com as mulheres para gerar dados desagregados por gênero e para informar adequadamente a formulação e implementação de programas de capacitação para o manejo coletivo da madeira e de recursos naturais. E, para mim, este artigo estar disponível neste mês é especial porque celebramos o mês e o Dia Internacional das Mulheres. Este é um momento de reforçar a luta, os desafios e as conquistas das mulheres manejadoras na Amazônia. Mas o diálogo e os avanços devem ser discutidos e colocados em prática todos os dias do ano”, destaca a Doutora Ana Luiza.
O artigo está disponível neste para download gratuito neste link até 8 de abril de 2023. Caso você tenha interesse em comentar, discutir e solicitar dados complementares, entre em contato com anaviolatoespada@gmail.com ou acesse https://anaviolatoespada.com/.