Artigo produzido por estudantes do 5ª semestre de jornalismo da UFPA analisou os efeitos do podcast nas narrativas sobre a região amazônica
O podcast Carta Amazônia foi tema de um artigo apresentado no 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, realizado na primeira semana de setembro, em Vitória, no Espirito Santo. O trabalho, produzido e divulgado no evento pelas estudantes Valéria Ramos, Vitória Ferreira, Allana Silva e Samara Ribeiro, do 5º semestre de jornalismo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), analisou os efeitos do informativo nas narrativas sobre a região Norte.
“A pesquisa teve como objetivo investigar, através da teoria do enquadramento no jornalismo, de que maneira o podcast Carta Amazônia atua de forma decolonial ao dar visibilidade a temáticas socioambientais e que envolvem a Amazônia, priorizando ampliar as vozes de pessoas oriundas da região, fazendo oposição a narrativas criadas sobre a região amazônica”, explicaram as autoras do artigo.
Segundo elas, a pesquisa também dialoga com o atual cenário político e midiático, em que os debates sobre as questões climáticas e Amazônia estão em alta, sobretudo, pelo fato de Belém sediar a Conferência Mundial do Clima, COP30, em novembro deste ano.
Confira aqui o artigo completo.
“Achamos pertinente escolher um tema que questione a visão colonial que ainda se tem sobre a nossa região, e os enfoques e abordagens que são comumente feitos pela mídia sobre a Amazônia e sobre nós que vivemos aqui, buscando trazer como existem diversas outros temas que podem ser tratados sobre o Norte e aprofundados pela mídia, quebrando estereótipos que ainda hoje são perpetuados”, ressaltam.

Esta foi a primeira vez que a pesquisa foi apresentada num congresso acadêmico. Para as autoras, a participação no Intercom 2025 foi muito produtiva. “Apresentamos um tema desafiador, a decolonialidade, a um público diversificado de outros estados com diferentes bagagens teóricas. Foi um grande desafio introduzir o conceito para quem não o conhecia, mas a recepção foi positiva. Durante o debate, conseguimos transmitir a mensagem central do nosso artigo, reforçando a necessidade de ver a Amazônia de forma profunda, para além dos estereótipos”.
Além das quatro autoras que apresentam o artigo no Intercom nacional, a pesquisa contou com a contribuição do estudante Angel Viana Guerreiro, também do 5º semestre de jornalismo da UFPA, e com a orientação da professora Vânia Maria Torres, Doutora em Comunicação.
Podcast das multivozes
Criado em 2020, o podcast Carta Amazônia é uma produção da agência de comunicação socioambiental Carta Amazônia, fundada pelos jornalistas Adison Ferreira, Cecilia Amorim e Eraldo Paulino. Produzido nos formatos informativo e mesacast, o conteúdo é pautado em entrevistas, análises e debates sobre assuntos ligados às temáticas política, meio ambiente e modo de vida amazônico.
O programa já soma 20 episódios, veiculados em três temporadas. Todos as edições estão disponíveis no Youtube e nas principais plataformas de áudio.
______________________________
Foto de capa: Vitória Ferreira/ Acervo pessoal
É uma honra representar e levar as mídias que realmente representam a nossa Amazônia. Espero que venham mais pesquisas nesse âmbito