A quarta reportagem da série sobre direitos socioambientais, produzida por alunos da Escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental, destaca os impactos do racismo ambiental nas mais diversas regiões do Brasil. O conteúdo, produzido em formato de podcast, apresenta os relatos de quatro mulheres de diferentes gerações sobre uma realidade que cada vez mais atinge populações vulnerabilizadas no país, principalmente nesse momento de crise climática.
O programa recebe a professora Zélia Amador de Deus, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e referência em pesquisas sobre direitos da população negra; a ativista Claudelice Santos, defensora de direitos humanos do estado do Pará; a liderança indígena Uyrá Martins, do povo Guarani Mbya, do estado de São Paulo; e a estudante universitária Valesca Ramos, moradora do município de Barcarena, nordeste paraense
O episódio é apresentado por Ingrid Carolinne e João Reis e conta com a produção de Clarice Canuto, Pedro Pimenta e Fernanda Soares, com a supervisão do jornalista Isaque Santiago. A edição detalha os conceitos de racismo ambiental e mostra como os grupos vulnerabilizados, formado por pessoas negras, indígenas, quilombolas e ribeirinhas são os que mais sofrem os efeitos dos desastres ambientais.
O podcast está disponível no canal do Youtube da agência de comunicação Carta Amazônia e nas principais plataformas de áudio.
_____________________________
Este conteúdo foi produzido por participantes da Escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental, iniciativa da agência de comunicação Carta Amazônia, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, através do programa TechCamp, do Laboratório de Jornalismo Énois, para promover a capacitação profissional sobre a cobertura da pauta socioambiental.