Parceria: Repórter Sem Fronteiras e Carta Amazônia juntos para fortalecer o jornalismo local e diverso
Por Cecilia Amorim
O site e podcast Carta Amazônia e a Organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) firmaram uma parceria através do Programa de Apoio ao Jornalismo – PAJor. Dentro do projeto, o Carta Amazônia receberá uma consultoria para desenvolvimento institucional, oficinas de proteção e segurança de dados e apoio para a realização de um evento voltado à questão ambiental amazônica e à agenda climática.
O Repórteres Sem Fronteiras é uma organização não governamental internacional sem fins lucrativos que busca garantir a liberdade de informação à imprensa. Também faz parte de suas atividades o apoio a jornalistas em zonas de conflito e a veículos independentes que buscam fazer um jornalismo local e diverso. Dentro das pastas das Nações Unidas a organização RSF tem uma atuação de caráter consultivo.
Na parceria, o Carta receberá apoio financeiro e institucional para desenvolver ações que visem fortalecer o veículo contribuindo assim para seu desenvolvimento institucional. O RSF também financiará a I Escola de Jornalismo Socioambiental Carta Amazônia que ocorrerá no primeiro semestre de 2024.
Sobre o Carta – Produzido pelos comunicadores Adison Ferreira, Cecilia Amorim e Eraldo Paulino, desde 2020, o podcast Carta Amazônia é um projeto jornalístico que prioriza entrevistas, análises e debates sobre assuntos ligados às temáticas política, meio ambiente e modo de vida amazônico. Um dos diferenciais do podcast, com sede em Belém do Pará, é a prioridade de fontes/entrevistados da região Norte, sobretudo de comunidades tradicionais da Amazônia ou ligadas ao terceiro setor. Entre os temas abordados no programa já estiveram: garimpo ilegal, comunidades quilombolas, povos indígenas, racismo ambiental e representatividade da mulher amazônida na política brasileira.
______________________________________
Foto de capa: Adison Ferreira