Simone Romero – Formada em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É jornalista há 34 anos. Iniciou a carreira como repórter de cidades do jornal Folha do Norte. Foi repórter de economia e política do jornal O Liberal, repórter regional da Gazeta Mercantil em Belém e correspondente nacional do mesmo jornal em Manaus. Atuou ainda como consultora da ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) e redatora de Agências de Comunicação. Trabalhou com assessoria de imprensa e produção de conteúdo em campanhas eleitorais. Foi gerente de Jornalismo e Secretária Adjunta de Comunicação do Governo do Pará, além de assessora de imprensa das Secretarias de Estado Especial de Produção, de Administração e de Agricultura e Pesca. Foi Assessora de Comunicação do mandato da deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA) e atualmente atua na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Belém.

Simone é a mentora responsável pela apresentação do painel de abertura da escola com o tema Cop 30: Como queremos mostrar o nosso território. 

Simone Romero (Foto: Acervo pessoal)

Ismael Machado –  Jornalista, escritor e roteirista, Ismael acumula quase 30 anos em cobertura de grandes reportagens na Amazônia. Atuou nos jornais O Globo, Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil e Diário do Pará. É mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará, especialista em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Araraquara e possui MBA em Comunicação e Semiótica pela Universidade Gama Filho. Ganhador de 12 prêmios jornalísticos, incluindo Vladimir Herzog, Líbero Badaró e Prêmio Nacional de Direitos Humanos em Jornalismo. É autor dos livros ‘Decibéis sob Mangueiras-Belém no Cenário Rock Brasil dos Anos 80’, ‘Sujando os sapatos-o caminho diário da reportagem’ ‘Golpe, Contragolpes e Guerrilhas: O Pará e a ditadura militar’ e ‘Paulo Fonteles, sem ponto final’ e ‘Neuton Miranda – Memórias de Resistência e Luta por Liberdade Política’. No campo cinematográfico, é roteirista de trabalhos premiados como o documentário ‘Soldados do Araguaia’ (2018) e as séries documentais Mad Scientists (2016) e ‘Marcadas para Morrer’ (2015)

Ismael é o mentor do módulo Amazônia sangrenta – como os crimes ambientais amazônicos estão ligados a violência no Campo. 

Ismael Machado (Foto: Acervo pessoal)

Ariene Susui – Ativista indígena, pertencente ao povo  Wapichana, 27 anos, atua desde os 14 anos  no movimento indígena pela participação dos jovens e das mulheres nas discussões políticas, ambientais e educação. Co-fundadora da Rede de comunicadores indígenas de Roraima Wakywaa. Graduada em Comunicação Social-jornalismo e Mestre em Comunicação pela UFRR. Foi assessora de comunicação do Conselho indígena de Roraima, atuou como assessora de comunicação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e atualmente atua como jornalista independente com foco na Amazônia

Ariene é a mentora do módulo Jornalismo decolonial: como a mídia reforça os estereótipos sobre a região e como o jornalismo local pode atuar para ser um contraponto à ideia colonial. 

Ariene Susui (Foto: Acervo pessoal)

Carolina Dantas – Editora da InfoAmazonia e jornalista especializada em meio ambiente desde 2015. Antes, trabalhou na Folha de S.Paulo, na Globo e no Grupo RBS. Em 2022, recebeu o título de alumni do governo do Departamento de Estado dos Estados Unidos na área de mudanças do clima. 

Carolina é a mentora do módulo Ferramentas aliadas à investigação e produção de conteúdo jornalístico socioambiental. 

Carolina Dantas (Foto: Acervo pessoal)

Katia Brasil – Editora executiva da Agência Amazônia Real, com sede em Manaus (AM). Formada em Jornalismo pela Faculdade Hélio Alonso (RJ), tem atuação nas áreas de política, economia, direitos humanos, meio ambiente, povos tradicionais, direitos das mulheres e das crianças e adolescentes. Com mais de 30 anos trabalhando na Amazônia, passou pelas redações das TVs Educativa, Cultura e jornais A Gazeta de Roraima e Folha de S. Paulo. Foi premiada com o Esso Regional Norte 1991 e Women Journo Heroes (#JournoHeroes), da International Women’s Media Foundation (IWMF), em 2019, Abraji de 2020 e Vladimir Herzog em 2022. É conselheira da Énois escola de jornalismo e do projeto Tornavoz. Integra o forbiddenstories.org e é Fellow da Ashoka.

Katia Brasil é a mentora do módulo Jornalismo independente na Amazônia:  desafios e oportunidades. 

Kátia Brasil (Foto: Acervo pessoal)

Simone Cunha – Simone é jornalista com mestrado em Sociologia, trabalha conectando práticas editoriais e de gestão inclusivas com a sustentabilidade do jornalismo. É diretora de desenvolvimento institucional da Énois e também consultora de captação para o jornalismo, estruturando a área de captação em organizações jornalísticas. Foi fellow do ICFJ (International Centre for Journalists) em 2021 e trabalhou por dez anos na área de economia, em veículos como Folha de S. Paulo, O Globo e G1. É mãe do Nuno e da Maria.

Simone Cunha é a mentora do módulo Financiamento para o jornalismo independente 

Simone Cunha (Foto: Acervo pessoal)

O projeto Escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental é uma realização da agência Carta Amazônia em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, através do programa TechCamp, do Laboratório de Jornalismo Énois. A iniciativa também conta com o apoio institucional da Abaré Jornalismo, Correio do Lavrado e Organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).