Informação foi checada pela plataforma Verifica Belém. Tik Tok confirmou a falsidade do vídeo

Por Daniel Vinagre

Um vídeo que circula por alguns grupos de WhatsApp, onde uma multidão aguarda a passagem da santa em frente à Estação das Docas durante a tradicional Varanda de Nazaré, mostra um áudio falso em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é vaiado e chamado de “ladrão” e “cachaceiro”. O vídeo foi gravado no último domingo (13), durante as festividades do Círio de Nazaré.

Vídeo manipulado que mostra o público do Círio, em Belém, vaiando o presidente e entoando cânticos como “Lula, ladrão” (Reprodução/ Whatsapp)

Na gravação original, Lula aparece ao lado da cantora Fafá de Belém e da primeira-dama Janja, por volta das nove da manhã. Fafá canta a tradicional música “Nossa Senhora, me dê as mãos, cuida do meu coração” e estende o microfone para a multidão, que canta junto. No entanto, o vídeo que circula nas redes inclui um áudio falso no qual as pessoas supostamente gritam que Lula “devia estar na prisão” e fazem insultos, o que não ocorreu na gravação original.

Assista aqui o vídeo original

A versão sem manipulações foi publicada no TikTok de Maria Martins, onde fica evidente que a multidão apenas acompanha Fafá, sem qualquer manifestação contrária ao presidente.

Lula participou de um jantar na Estação das Docas, em Belém, na noite de sábado (12), como parte de sua visita para acompanhar o Círio de Nazaré. O evento contou com a presença de autoridades locais, como o governador do Pará, Helder Barbalho, e o deputado estadual Igor Normando, que disputa o segundo turno das eleições municipais. Mais cedo, o presidente também esteve no Círio Fluvial, onde segurou a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

A manipulação do vídeo foi desmentida após uma checagem no “tik tok”, que confirmou a falsidade do áudio atribuído à multidão.