Brigadistas foram acionados para combater as chamas. Atividades da conferência foram temporariamente suspensas
Da Redação
Na tarde desta quinta-feira (20), um incêndio atingiu uma parte do espaço onde é realizada a COP30, em Belém. Segundo informações iniciais, o fogo começou no pavilhao de países, na Zona Azul, por volta das 14h. A organização do evento informou que o incêndio já foi controlado e ninguém ficou ferido.
As atividades da conferência, que está na fase final de negociação, foram temporariamente suspensas.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, que estava na Zona Azul, durante o incidente, disse que o fogo começou na área do estande da China. Segundo ele, as lonas do pavilhão são antichamas, o que impediu a propagação do fogo.
Todas as áreas do evento foram evacuadas, incluindo a presidência e as salas de conferência. Equipes do Corpo de Bombeiros chegaram a bater de porta em porta para evacuar todas as pessoas que continuassem em salas ocupadas.

Em nota à imprensa, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (UNFCCC) agradeceu aos participantes pela rápida evacuação dos pavilhões e informou que os danos causados pelo incêndio foram limitados. A organização também afirmou que o local não reabrirá antes das 20h.
ONU já havia criticado infraestrutura
Na semana passada, a UNFCCC enviou uma carta ao governo brasileiro com duras críticas à segurança e infraestrutura da conferência. A reclamação foi encaminhada após uma tentativa de ocupação da Zona Azul, espaço das negociações climáticas, por movimentos sociais.
Em uma carta de três páginas, o secretário da UNFCCC , Simon Stiell, também cita problemas como a falta de ar-condicionado e vazamentos de água em alguns locais da Zona Azul.
______________________________
Foto de capa: Reprodução/ Redes sociais
Fique por dentro das últimas notícias da agência Carta Amazônia. Participe do nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos direto no seu celular