A iniciativa faz parte do programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo. As formações ocorrerão nos dias 20 e 27 de setembro, das 19h às 20h30, horário de Brasília, na plataforma Google Meet.
Estão abertas as inscrições para o segundo módulo das oficinas da desinformação e checagem de fatos relacionados às Eleições Municipais de 2024. promovida pela agência Carta Amazônia. Desta vez, destinada exclusivamente para moradores de comunidades tradicionais da Amazônia. As oficinas ocorrem nos dias 20 e 27 de setembro, das 19h às 20h30 (horário de Brasília), na plataforma Google Meet. As inscrições serão feitas por meio de um formulário online disponível no site Carta Amazônia.
A iniciativa faz parte do programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo. As formações serão online, gratuitas, e com emissão de certificados de participação de 4h por cada oficina.
As atividades, com duração de 90 minutos, serão ministradas pelos cofundadores da Agência Carta Amazônia, Adison Ferreira, Eraldo Paulino e Cecilia Amorim, na plataforma Google Meet, das 19h às 20h30 (horário de Brasília). A primeira formação será no dias 20 de setembro com o tema “Combate à desinformação nas eleições municipais”. A segunda, com o tema “Checa-Zap: Formatos e ferramentas aliadas a checagem de notícias” ocorre no dia 27 deste mês.
O programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições é patrocinado peloGoogle News Initiative, com o apoio da Agência Lupa, Agência Tatu, do Desinformante e do Reocupa. A iniciativa conta com a parceria de dez organizações de comunicação do país.
Além da Agência Carta Amazônia, único veículo do Pará a participar do programa, o Diversidade nas Redações também conta com a Agência Lume (RJ), Carrapicho Virtual (BA), Com_Texto (MT), Correio do Lavrado (RR), Olhos Jornalismo (AL), Nonada Jornalismo (RS), Teatrine TV (MS), Transmídia (SP) e Sul21 (RS).