“O jornalismo independente tem um papel fundamental na cobertura das pautas climáticas e de justiça socioambiental na Amazônia. Enquanto os grandes veículos da mídia tradicional do país estão sendo financiados por gigantes da mineração e do agronegócio para cobrir a COP30, a Carta Amazônia segue na contramão dessas campanhas milionárias, acreditando na função social do jornalismo”, afirma a jornalista Cecília Amorim, cofundadora da agência Carta Amazônia.
No último dia 8 de maio, durante o debate “Experiências, preparativos e desafios na cobertura climática e das COPs”, realizado pelo projeto “Trilhas da Cobertura Climática”, em Belém, Cecília destacou a importância do jornalismo independente na cobertura da COP30 e ressaltou que a linha editorial de nenhum veículo deveria ser moldada ou imposta por multinacionais que lideram denúncias de violações ao meio ambiente e comunidades tradicionais.
“É preciso garantir que as narrativas amazônidas ganhem força e não sejam abafadas por interesses de grandes empresas. Infelizmente, a gente sabe que a prioridade [para a cobertura da COP30] são os grandes veículos, que estão recebendo grandes financiamentos, inclusive das empresas que estão aí com os maiores problemas ambientais. Por isso, o trabalho do jornalismo independente é tão importante. A gente não precisa atender nenhuma expectativa dessas grandes empresas financiadoras, pois temos autonomia para falar”, ressalta a jornalista.
A participação da agência Carta Amazônia no painel “Experiências, preparativos e desafios na cobertura climática e das COPs” foi um convite feito pela Amazônia Vox. O debate foi mediado pela Elen Néris (FIEPA), gestora executiva da Jornada COP+, da Federação das Industrias do Pará (FIEPA); e também contou com a participação de Mayara Subtil, jornalista do Ministério do Meio Ambiente; e Ana Carolina Amaral, colunista da UOL e da Climate Home.
Assista aqui o vídeo completo do debate.
Trilhas da Cobertura Climática
O projeto projeto ‘Trilhas da Cobertura Climática’ é uma iniciativa do do Instituto Bem da Amazônia em parceria com a Amazônia Vox. O evento ocorreu nos dias 8 e 9 de maio, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), em Belém. A formação, que integra o programa Diálogos de Comunicação, contará com painéis e oficinas gratuitas, com palestrantes de diversas regiões do país.