Iniciativa faz parte do programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo
A agência Carta Amazônia, através da Escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental, concluiu nesta quinta-feira, 03/10, o ciclo de oficinas sobre desinformação e checagem de notícias falsas ligadas às Eleições Municipais de 2024. As formações ocorreram nos formatos online e presencial a atenderam cerca de 170 participantes dos mais diversos públicos.
As edições online foram realizadas nos dias 19, 20, 26 e 27 de setembro. Nesta etapa a maior parte do público foi de jovens indígenas do estado do Acre. O formato presencial ocorreu nos dias 01 e 03 de outubro na Escola Estadual José Veríssimo, em Belém, e teve como público-alvo estudantes do Ensino Médio.
“Além das orientações sobre desinformação e o impacto das notícias falsas no processo eleitoral, um dos diferencias da etapa presencial da oficina, destinada a adolescentes de escola pública, foi mostrar como a desinformação pode afetar a vida e a estrutura social das pessoas.”, destaca Cecilia Amorim, coordenadora da Escola Carta Amazônia.
A ação faz parte do programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo. Além dos conteúdos abordados na oficina, as/os participantes também receberam conteúdos em formatos de textos e vídeos para ampliar a compreensão sobre os temas das formações.
O programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições é patrocinado pelo Google News Initiative, com o apoio da Agência Lupa, Agência Tatu, do Desinformante e do Reocupa. A iniciativa conta com a parceria de dez organizações de comunicação do país.
Para Adison Ferreira, diretor de jornalismo da Agência Carta Amazônia, as formações foram uma excelente oportunidade de ampliar o debate sobre os riscos da desinformação para toda a sociedade. “O combate contra a indústria de desinformação, que usa notícias falsas de maneira muito estratégica é um assunto que interessa a todo mundo, principalmente quando esses conteúdos colocam em risco a democracia e a vida de muita gente. Possibilitar formações sobre esse tema para um público tão diverso, principalmente nesse período eleitoral, sem dúvida, é o principal benefício desse programa”, afirma.
Além da Agência Carta Amazônia, a edição 2024 do Diversidade nas Redações também é composta pela Agência Lume (RJ), Carrapicho Virtual (BA), Com_Texto (MT), Correio do Lavrado (RR), Olhos Jornalismo (AL), Nonada Jornalismo (RS), Teatrine TV (MS), Transmídia (SP) e Sul21 (RS).
Combate à desinformação
O Diversidade nas Redações é um programa de treinamento da Énois, que tem centralidade no fortalecimento institucional e financeiro de redações jornalísticas, por meio do impulsionamento da diversidade de gênero, raça e território. O foco na temática da desinformação e eleições, com checagem de notícias falsas veiculadas por Whatsapp, marca o terceiro ciclo do programa que traz um diferencial na distribuição de recursos para as organizações envolvidas, totalizando R$ 400 mil investidos.
A essência programa e da Énois é o compartilhamento de conhecimento, e nesta edição o programa tem um caráter de multiplicação. Desde julho de 2024, as 10 iniciativas de jornalismo local parceiras estão participando de formações temáticas sobre checagem, mapeamento de desinformação, produção cultural e engajamento comunitário.
A desinformação em contextos de eleições é uma preocupação global, já que tem sido utilizada como estratégia política e de poder por diversos grupos políticos, em sua maioria de extrema-direita. O direito à informação de credibilidade, indispensável à democracia, está diretamente ligado com a escolha do voto. Em contextos periféricos essa relação toma outras proporções quando relacionada à falta de internet de qualidade e à ausência de outros direitos básicos.