A pesquisa “Gen Alpha into Reality” traz descobertas reveladoras sobre a preocupação da Geração Alpha (nascidos a partir de 2010) com questões ambientais e de sustentabilidade. Realizado recentemente, o estudo destaca a crescente consciência ecológica da geração mais jovem, refletindo um olhar atento para o futuro do planeta, em sintonia com o debate global que tomou força durante a COP20, evento realizado no Brasil.

“Me preocupa que o mundo exploda de calor. Porque, como está muito quente, a camada de ozônio, está fraca. E se ela arrebentar, a gente vai morrer de calor mais de 40 graus e o planeta pode explodir. Eu só fico nervosa, só um dia eu chorei, porque estava preocupada do quente.​”, afirma uma criança brasileira entrevistada.

O levantamento mostra que 63% das crianças brasileiras estão preocupadas com a natureza e a sustentabilidade, enquanto 53% demonstram grande apreensão com o futuro do planeta. Além disso, 61% têm interesse em carreiras voltadas à proteção ambiental ou à preservação da vida, e 13% aspiram a seguir uma profissão na área de sustentabilidade. Quase metade das crianças, 48%, se envolvem ativamente em temas globais, como mudanças climáticas, guerras e políticas, evidenciando um amadurecimento social e um desejo de influenciar o futuro de forma positiva.

Pesquisa mostra o crescimento da consciência ecológica da geração mais jovem no Brasil (Arte: Alexandria)

“É impressionante observar como a Geração Alpha já apresenta um nível elevado de conscientização ambiental. Eles estão se preparando para liderar a luta contra as mudanças climáticas e promover um futuro mais verde e equilibrado”, afirma Carolina Belingieri, CEO do Grupo Alexandria no Brasil, responsável pelo desenvolvimento e aplicação do estudo.

A pesquisa Gen Alpha into Reality foi realizada pelo Grupo Alexandria, uma das principais consultorias em branding e estratégia de marca, com atuação no Brasil, Argentina, México, Estados Unidos e Reino Unido. A pesquisa entrevistou 1.600 pais e responsáveis por crianças e adolescentes da Geração Alpha, além de especialistas, em diversos países.

Sobre a Alexandria

A Alexandria foi fundada em 2007 com a visão de criar soluções integradas de branding e inovação para clientes locais e internacionais. Desde então, tornou-se uma referência em consultoria de branding, marketing estratégico e inovação, oferecendo uma abordagem multidisciplinar que inclui insights de consumidores, estratégia de marca, tendências, planejamento estratégico, comunicação e desenvolvimento de nomes. A Alexandria faz parte do Alexandria Group e está presente em diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Estados Unidos e México.

_____________________________

Com informações da jornalista Raquel Dias

Foto de capa: Sukjai Photo / Shutterstock