A Organização das Nações Unidas confirmou a cidade de Belém (PA) como sede da COP30, a edição de 2025 da conferência da ONU sobre meio ambiente. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pelo presidente Lula, em um vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

“Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o Helder Barbalho [governador do Pará] e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP da história”, afirmou Lula.

A oficialização ocorre na mesma semana em que o Congresso aprovou, com aval do Palácio do Planalto, medidas para o esvaziamento dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, que flexibilizam o Código Florestal e aceleram o marco temporal, que ameaça a conservação ambiental no país.

Durante o anúncio oficial, Helder Barbalho ressaltou que a realização do evento “aumenta a responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e o respeito ao meio ambiente”.

A COP30 deve ser realizada em novembro de 2025. A escolha da cidade como sede do evento, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, foi feita pela ONU no último dia 18 de maio.

—————

Foto: Bruna Brandão/MTUR