As formações fazem parte do programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo em parceria com dez organizações que atuam com jornalismo independente e comunicação popular no Brasil.

A agência Carta Amazônia, através da Escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental, promove, nos dias 19 e 26 de setembro, duas oficinas sobre desinformação e checagem de notícias falsas ligadas às Eleições Municipais de 2024. A iniciativa faz parte do programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo. As formações serão online, gratuitas, com emissão de certificados de participação e abertas ao público. As inscrições estão disponíveis através de um formulário online.

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As oficinas, com duração de 90 minutos, serão ministradas pelos cofundadores da Agência Carta Amazônia,  Adison Ferreira, Eraldo Paulino e Cecilia Amorim, por meio da plataforma Google Meet, das 19h às 20h30 (horário de Brasília). A primeira formação será no dia 19 de setembro com o tema “Combate à desinformação nas eleições municipais”. A segunda, com o tema “Checa-Zap: Formatos e ferramentas aliadas a checagem de notícias” ocorre no dia 26 deste mês.  

Além da atividade síncrona de 90 minutos, realizada ao vivo, na plataforma virtual, as/os participantes também receberão conteúdos em formatos de textos e vídeos para ampliar a compreensão sobre os temas das formações A certificação será de 4 horas por cada oficina.

O programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições é patrocinado pelo Google News Initiative, com o apoio da  Agência Lupa, Agência Tatu, do Desinformante e do Reocupa. A iniciativa conta com a parceria de dez organizações de comunicação do país.

Além da Agência Carta Amazônia, a edição 2024 do Diversidade nas Redações também é composta pela Agência Lume (RJ), Carrapicho Virtual (BA), Com_Texto (MT), Correio do Lavrado (RR), Olhos Jornalismo (AL), Nonada Jornalismo (RS), Teatrine TV (MS), Transmídia (SP) e Sul21 (RS).

Combate à desinformação

            O Diversidade nas Redações é um programa de treinamento da Énois, que tem centralidade no fortalecimento institucional e financeiro de redações jornalísticas, por  meio do impulsionamento da diversidade de gênero, raça e território. O foco na temática da desinformação e eleições, com checagem de notícias falsas veiculadas por Whatsapp,  marca o terceiro ciclo do programa que traz um diferencial na distribuição de recursos para as organizações envolvidas, totalizando R$ 400 mil investidos.

A essência programa e da Énois é o compartilhamento de conhecimento, e nesta edição o programa tem um caráter de multiplicação. Desde julho de 2024, as 10 iniciativas de jornalismo local parceiras estão participando de formações temáticas sobre checagem, mapeamento de desinformação, produção cultural e engajamento comunitário.

A desinformação em contextos de eleições é uma preocupação global, já que tem sido utilizada como estratégia política e de poder por diversos grupos políticos, em sua maioria de extrema-direita. O direito à informação de credibilidade, indispensável à democracia, está diretamente ligado com a escolha do voto. Em contextos periféricos essa relação toma outras proporções quando relacionada à falta de internet de qualidade e à ausência de outros direitos básicos.